terça-feira, 6 de novembro de 2012

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O TRATAMENTO DE CANAL



O tratamento de canal se resume em toda atividade exercida no interior dos dentes ou raízes isoladas, que busca manter estas importantes estruturas hígidas no sentido de desenvolverem suas atividades de função e estética na cavidade oral.

Etapas do tratamento: 
Exame Clínico: 

Inicia-se pelo preenchimento da ficha clínica; através das perguntas feitas para que se possa conhecer o paciente como um ser social, sua saúde passada e atual, pois são fatores importantes para a efetividade do tratamento a ser realizado
    No exame clínico se efetua as observações visuais. Neste momento são feitas avaliações    da    situação estratégica do dente a ser tratado.

Exame Radiográfico:

É uma etapa de grande importância no tratamento, pois é uma forma de conhecer as estruturas internas e suas relações com as demais partes anatômicas, que serão objeto do tratamento. Tratar canal implica no uso de técnicas radiológicas auxiliares, sem o que não há condições de tratamento.
Um questionamento sempre feito é o de que as tomadas radiográficas possam causar danos à saúde, fato este que em hipótese alguma causa qualquer prejuízo a sua saúde. O não uso das chapas radiográficas é que podem causar, no futuro, males muito maiores, como infecções, dores, inchaços etc.
 Outra pergunta é no que se refere à quantidade de radiografias. Os aparelhos de Raios-X modernos aliados às técnicas bem usadas e processamentos químicos corretos são fatores que nos permitem afirmar, com segurança, que nenhum dano será causado à saúde em geral.


Fase Cirúrgica: 

É a essência do tratamento na busca das correções das patologias que está prejudicando o paciente. Nesta fase, que busca a restituição da saúde, pode haver a necessidade do uso de anestesia local, já outras situações podem não exigir tal procedimento; mesmo assim, isto não significará sofrimento através de dor na sessão. Confie na orientação de seu dentista.

Nesta etapa ocorrerá o esvaziamento do canal de seu órgão pulpar (nervo vivo) ou de conteúdos existentes (resíduos, infecções), através da limagem, raspagem, irrigações, ultrassom, secagens e finalmente da confirmação das medidas de largura e comprimento do interior do canal.


Obturação: 

É a conclusão do trabalho cirúrgico. Na verdade é uma barreira que se cria com o intuito de separar o meio interno, que são os tecidos apicais acima da ponta do canal, e o meio ambiente da cavidade oral.

Um tratamento de canal bem realizado é um dos procedimentos médicos mais duradouros e pode acompanhar o indivíduo por toda a existência.


Preservação:

Modernamente os conceitos da especialidade exigem um controle periódico do trabalho realizado até a chamada alta endodontia. O seu dentista estabelece avaliações de períodos de 90/180/360 dias, após a obturação do canal.

 Seguramente, nestes intervalos é possível, através de radiografias, observar sinais da cura da endodontia.
Durante esta fase de aguardo, podem e devem ser restaurados, mesmo que temporariamente, o dente ou raiz; com isto, se mantém o selamento hermético do canal.
O sucesso de um tratamento endodôntico está na razão direta da comunicação, cooperação e confiança entre paciente e o profissional que o atendeu.


A Clínica Equilibrium Vita possui uma equipe de odontologistas formados pelas melhores instituições do país e tecnologia de ponta para te ajudar a cuidar da saúde do seu sorriso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário