terça-feira, 7 de agosto de 2012

RINOPLASTIA



A Rinoplastia (ou plástica de nariz) é possivelmente a cirurgia plástica mais comum em todo mundo. Ela pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz do paciente, mudar o formato da ponta e a forma do abaulamento do dorso do nariz.
Parte superior do formulário
cirurgião plástico observa o equilíbrio estético entre as proporções do rosto e do nariz para que a face tenha um resultado mais harmonioso. Cada paciente é estudado detalhadamente para que receba a melhor indicação possível, dentro das demandas do seu rosto.
cirurgia de rinoplastia traz muitas vantagens para o seu bem estar, assim como qualquer cirurgia plástica estética. Isso se traduz em uma pessoa mais autoconfiante tanto física como psicologicamente.

RISCOS
Qualquer procedimento médico tem seus riscos, mas podem ser minimizados se o paciente e o cirurgião plástico tomam certos cuidados no pré e no pós-operatório.

A CIRURGIA
A pele do nariz é separada do osso e da cartilagem, que é esculpida pelo médico. Depois disso a pele é novamente adaptada ao novo formato da sua estrutura.
Alguns cirurgiões realizam o procedimento pelo interno do nariz por incisões nas narinas. Outros preferem procedimentos abertos, que são mais comuns quando o caso é mais complexo. Nesse caso é feita uma incisão na columela, a parte do nariz que separa as duas narinas.
Ao final da rinoplastia é fixada uma tala para manter a nova forma do nariz e tampões internos.
As cicatrizes são quase imperceptíveis.
Fatores que podem ter influência no procedimento cirúrgico e nos seus resultados são as estruturas dos seus ossos nasais, o formato do seu rosto, a espessura da sua pele, idade e expectativas com relação aos resultados.
A plástica de nariz também tem o objetivo de melhorar a respiração do paciente quando há, por exemplo, um desvio de septo.
O pós-operatório pode incluir inchaço no rosto no primeiro dia (que pode piorar nas 72 horas após a operação), dor no nariz e dor de cabeça. Mas medicamentos prescritos pelo cirurgião podem ajudar a controlar estes sintomas. É importante repousar com a cabeça deitada nos primeiros dias. Compressas frias reduzem o inchaço.
Em dois dias normalmente é possível voltar ás atividades normais, com exceção dos exercícios físicos, que devem esperar algumas semanas. Em duas ou três semanas a maioria dos sinais da plástica no nariz desaparecem. Um pequeno inchaço, difícil de perceber, pode persistir por mais tempo.
Porém o resultado final pode levar meses, pois a cicatrização é lenta. Nesse período o paciente deverá evitar tomar luz do sol direta e passar cosméticos.

Converse com seu médico sobre suas expectativas quanto à cirurgia plástica e seja honesto quanto ao resultado final esperado. Aconselhe-se com ele sobre qual o procedimento mais indicado para suas necessidades.
Ele deve fornecer todas as informações sobre o procedimento cirúrgico como: as instalações hospitalares onde deverá acontecer a cirurgia, o nível de complexidade, o tipo de anestesia, a internação, o repouso, as restrições na vida cotidiana, os cuidados a médio e longo prazos.
Além disso, ele deverá pedir todos os exames pré-operatórios que forem necessários, como o clínico e o cardiológico, por exemplo.

A Dra. Deusa Pires Rodrigues é Cirurgiã Plástica, formada pela Universidade de São Paulo –USP- desde 1994, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Diretora da Clínica Equilibrium Vita. Para saber mais, acesse: www.dradeusa.com.br e para conhecer a clínica e agendar sua avaliação: www.equilibriumvita.com.br·.
Por: Denise Biaggioli


Nenhum comentário:

Postar um comentário