quarta-feira, 11 de julho de 2012

UMA CASA SEGURA PARA NOSSOS IDOSOS




Tudo em nossa casa muda quando temos idosos vivendo nela, inclusive a sua estrutura física.
Nesse sentido, a principal preocupação da família deve ser com possíveis acidentes.
O envelhecimento traz perda de massa muscular e óssea e, com isso, a diminuição da força e do equilíbrio.
As quedas, ocasionando fraturas, podem até levar à morte, por consequência dos quadros decorrentes dessas fraturas, como trombose, infecções e embolia pulmonar.
Mais de 50% dos idosos que sofrem algum tipo de fratura não conseguem recuperar a funcionalidade do corpo completamente.
Os tipos de mudanças na casa variam de acordo com os problemas de saúde, mas algumas mudanças são padrão e não exigem grandes reformas, como instalar barras de segurança ao longo dos corredores e banheiros. Elas darão apoio para que a pessoa se equilibre ao andar ou no movimento de sentar e levantar.
Cadeiras, bancos, sofás, camas e vasos sanitários devem ser um pouco mais altos para amenizar o trabalho das articulações.
Na cozinha é conveniente que os utensílios mais usados pela pessoa, assim como os acessos ao básico,copo e água, por exemplo, devem estar sempre ao alcance das mãos da pessoa idosa.
É conveniente abolir os tapetes, que facilitam as quedas – exceto aqueles chamados “antiderrapantes” para as áreas do boxe ou da banheira.
Os interruptores de luz devem ter fácil acesso para quem entra nos ambientes e para quem está na cama e, eventualmente, precisa se levantar no meio da noite.
Esses são apenas alguns dos cuidados básicos por uma qualidade de vida melhor para aqueles que tanto se dedicaram ao nosso bem-estar. Pense nisso.
D.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário